Dr. Fernando Machado Soares e Rui Pedro Ávila
Estão terminando as festas desta quadra natalícia.
Na última 4ª feira, a Câmara Municipal de São Roque convidou a população, para uma Festa de Reis, que se realizou no salão da sede da Filarmónica Liberdade do Cais, na vila de São Roque e que contou com a animação musico-coral do Rancho de Natal da Casa do Povo de Santo António, e dos Grupos de Seniores, dos Centros de Convívio da Prainha, da vila de São Roque e de Santo Amaro. Já no passado dia 30 também o município nortenho, patrocinara a Cantata de Natal do Grupo Coral das Lajes do Pico, na Matriz da vila de São Roque, que culminou com a homenagem do Grupo ao Dr. Fernando Machado Soares, autor da musica da canção Natal na Província, poema de Fernando Pessoa e que este ano foi interpretado pela primeira vez, pelo Coral lajense, com solo de Manuel Francisco Costa. Foi um momento emotivo.
Outrossim, nos outros concelhos, também se realizaram acções musico-culturais semelhantes desde meados do mês de natal. De entre essas registamos algumas:
No dia 12 de Dezembro, pelas 18h00, no Centro de Artes e Ciências do Mar, teve lugar um Concerto de Natal com o Coro do Ensino Artístico da EBS das Lajes do Pico e Orquestra Juvenil da EBS de S. Roque do Pico e, integrando a inauguração da iluminação de natal, no Largo Edmundo Machado Ávila, nas Lajes, no dia 14 de Dezembro, com a “participação da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico através da exposição de trabalhos realizados no âmbito das aulas de Educação Visual, como a concepção de três Bonecos de Neve gigantes construídos unicamente com materiais recicláveis, teve lugar a actuação de dois grupos instrumentais do Ensino Artístico” (sitio da internet www.municipio-lajes-do-pico.pt ) que no próximo dia 7 actuarão na igreja de Santa Cruz. Ainda no dia 9 na Matriz das Lajes actuará a Filarmónica União e Progresso Madalense.
O Grupo Coral das Lajes, teve actuações na Matriz das Lajes, na Igreja Paroquial da Ribeirinha e por último na Igreja Paroquial de Santa Cruz, que comemorou os 350 anos da imagem do Senhor Jesus, encontrada no porto daquela ridente localidade do sul do Pico, cantata essa precedida de uma eloquente Palestra alusiva ao tema e à história da Paróquia e localidade de Santa Cruz, da freguesia das Ribeiras, proferida pelo ilustre e acarinhado filho da terra, o Dr. Manuel Francisco Costa Jr., que prendeu de forma entusiasmante a numerosa assistência que não lhe regateou os seus aplausos.
Na vila da Madalena, na Matriz, a 26 teve lugar o Concerto de Natal da Filarmónica União e Progresso, e um grupo dos Centros de Convívio do Concelho “com uma melodia natalícia de encher a alma” segundo refere o sitio de internet do município, cumprimentou a edilidade, deslocando-se em seguida ao Lar de Idosos e no próximo domingo participará no XIX Encontro de Ranchos de Natal, no Salão da Casa do Povo da Criação Velha, organizado por esta instituição.
Ao entrarmos neste novo ano de 2011, instituído pela União Europeia, como o Ano Europeu do Voluntariado, quão gratificante é notarmos que todos estes eventos de animação musico-culturais, foram levados a efeito por voluntários de todas as idades. Esta é uma nota muito positiva e de esperança e congratulamo-nos pelo trabalho comunitário que tantos e tantas vão desenvolvendo, no anonimato, ao serviço dos outros, numa exemplar doação que aqui muito nos apraz registar.
Voltar para Crónicas e Artigos
|